O Ideb foi criado pelo Inep/MEC em 2007, em uma escala de zero a dez. Sintetiza dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: aprovação e média de desempenho dos estudantes em língua portuguesa e matemática. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do Inep, o Saeb e a Prova Brasil. A série histórica de resultados do Ideb se inicia em 2005, a partir de onde foram estabelecidas metas bienais de qualidade a serem atingidas não apenas pelo País, mas também por escolas, municípios e unidades da Federação. A lógica é a de que cada instância evolua de forma a contribuir, em conjunto, para que o Brasil atinja o patamar educacional da média dos países da OCDE. Em termos numéricos, isso significa progredir da média nacional 3,8, registrada em 2005 na primeira fase do ensino fundamental, para um Ideb igual a 6,0 em 2022, ano do bicentenário da Independência. “Esse resultado só é possível devido ao grande esforço e comprometimento de todos, da Administração Municipal, da SMECC, dos Diretores, dos professores e dos alunos. Parabéns à todos” destaca o Prefeito Municipal Dr. Ricardo Gadret. “É motivo de satisfação para a atual Administração Municipal o resultado do IDEB 2013. Sinaliza que a gestão está no caminho certo, que a decisão do Prefeito Municipal Dr. Ricardo Gadret e do Vice Prefeito Mário do PT em priorizar a Educação, de investir mais recursos que os 25% definidos pela Legislação Federal estão dando certo” enfatiza Armênio Schmidt Secretário Municipal de Educação. Muito já foi feito neste curto período, como melhoria da infraestrutura de todas as escolas, reformas, ampliações, aquisição de três novos Ônibus escolares, três novas Kombis, mobiliários escolares novos, Formação Continuada para os Professores e um conjunto de outras ações de benefício direto para toda a comunidade escolar. Esse crescimento de 4.6 para 5.7 evidencia a tendência da melhoria no processo de ensino-aprendizagem em nossas escolas municipais. Temos certeza que vamos qualificar ainda mais, pois, a partir deste ano de 2014, começamos a trabalhar em nossas escolas municipais com o Sistema Aprende Brasil do Grupo Positivo o que, com certeza, irá melhorar nosso processo de ensino aprendizagem. Iniciamos também este ano com o Programa Mais Educação que proporciona mais três horas diária de atividades orientadas aos nossos alunos. Este ano atingimos a Meta do MEC para as séries iniciais que estava prevista para 2021. Esta Meta é definida com base no crescimento médio dos municípios a cada dois anos que é de 0.3 pontos. Conseguimos crescer 1,1. Fomos o município que mais cresceu entre todos da Fronteira Oeste. Crescemos em proporção maior que a maioria dos municípios do Estado, mais que os 10 maiores municípios. Não fomos avaliados nas séries finais(8 série) em virtude de não possuirmos na Rede Municipal nenhuma turma em nenhuma escola com número igual ou superior a 20 alunos, o que vai ocorrer no ano que vem e aí seremos avaliados também nas séries finais onde tivemos na última avaliação em 2011 um dos piores resultados de todo o Brasil, 3,3. Acreditamos que vamos também atingir na avaliação de 2015 a meta prevista pelo MEC para as escolas municipais para 2021 nas séries Finais do Ensino Fundamental que é de 5,0. Os desafios ainda são muitos, temos ainda muito que fazer, muito que melhorar, pois nossos alunos merecem ainda mais, mas temos determinação e condições para isto, a decisão e orientação de nosso Prefeito Dr. Ricardo Gadrt e do Vice Prefeito Mário do PT é que consigamos ultrapassar todas as metas do MEC definidas para Quaraí para o ano de 2021 ainda no de 2016, este é o grande desafio.
QuaraÍ